18/11/2019 às 09:28 Histórias enquanto Fotógrafa

10 perguntas que os noivos mais me fazem sobre o meu trabalho

683
5min de leitura

Quando os noivos me contactam para saber mais informações sobre o meu serviço para o dia do casamento deles, fazem-me uma serie de perguntas que vou partilhar convosco (quem sabe não são também dúvidas que vocês também tenham!) Venham daí!! E se tiverem mais perguntas podem sempre contactar-me!! 

1 .Todas as fotografias entregues são editadas?

- TODAS as fotografias que vos entrego são entregues sempre editadas e em alta resolução. Independentemente do pack que escolhem, entrego sempre uma caixa personalizada com os vossos nomes juntamente com uma pen usb com todas as fotografias em HD e entrego também uma Galeria Online Privada com password para partilharem com todos os convidados.

2. Quantas fotografias são entregues?

- Apesar de num dia de casamento em média serem tiradas entre 2 mil a 4 mil fotografias (depende se tiver segunda fotógrafa no pack escolhido) e eu sei que parecem muitas mas muitas vezes tiro entre 10 a 20 fotografias do mesmo momento e só escolho uma que é a melhor. Mas respondendo, por norma a entrega final são cerca de 1000 a 1300 fotografias. 

3. A Mariana faz também fotografias posadas?

- A forma como trabalho vai muito procurar o espontaneo do momento mas há sempre algumas fotografias que me pedem para ser posadas. Não publico essas mas a verdade é que também as faço e sei o quanto muitas vezes são importantes para os noivos. Pessoas que são importantes para vocês, muitas são as vezes que até eu faço questão de vos lembrar para tirarmos. O que normalmente sugiro é irem os dois a cada grupo de convidados e eu vou tirando de forma natural. 

4. A sessão antes do casamento é obrigatória?

- Claro que não! No entanto, é algo que faço questão de incluir em ambos os packs pois é um serviço bastante importante, não só para nos conhecermos melhor mas também para que vocês fiquem à vontade com a camera e acreditem que depois no dia tudo é muito mais fácil. E esta sessão, mesmo para quem não está habituado a fazer sessões, e sei que 95% dos noivos não está, esta é uma sessão super descontraída e acabam por passar uma boa tarde e é uma forma de irem passear. Tenho feedbacks muito bons de quem não queria ao inicio fazer a sessão e depois adorou. É também uma experiência diferente e deixo-vos super à vontade porque acreditem que o que quero é que estejam confortáveis e que acima de tudo se divirtam!

5. A Mariana trabalha sozinha no dia do casamento ou tem uma equipa?

- Tenho dois packs, um que inclui apenas um fotógrafo, que sou eu. E no segundo pack alem de outras ofertas, também inclui segundo fotógrafo. Por norma sugiro sempre segundo fotógrafo quando são mais do que 120 convidados. A segunda fotógrafa além de cobrir momentos que estão a acontecer ao mesmo tempo, também regista diferentes perspectivas do mesmo momento. Um exemplo: Enquanto estou a fotografar a entrada da noiva, foco-me na noiva e na reacção do noivo, enquanto a segunda fotógrafa estará apenas e completamente centrada na reacção dos convidados e em outros pormenores. 

6. Quando a preparação do noivo é muito longe da preparação da noiva e quando a Mariana trabalha sozinha, como faz?

- Tudo é possivel e agilizo sempre o dia convosco de forma a que dê tempo para tudo. Por norma faço o registo da preparação do noivo primeiro e depois sigo para a preparação da noiva. Em casos extremos, temos sempre a opção da segunda fotógrafa que dará um apoio.

7. É a Mariana que estará sempre presente no dia do casamento?

- Em qualquer casamento que feche contrato, sou sempre eu a fotógrafa principal. Não fecho outros casamentos no mesmo dia pois faço questão de estar totalmente dedicada em cada casamento que me comprometo. Dou tudo de mim e dedico-me a 100%. Gosto de fazer um trabalho personalizado e de conhecer cada cliente, só assim acho que faz sentido trabalhar.

8. A Mariana fotografa em qualquer lugar de Portugal?

- Esta pergunta costuma ser feita com receio de não me deslocar ao sitio onde decidem casar. Como não? Claro que vou a qualquer lado! O sitio é das questões mais importantes para vocês, por isso vou fotografar desde a Norte a Sul de Portugal, inclusive fora também. Adoro conhecer sitios novos e fotografar em sitios diferentes também me faz ser mais criativa. Quando o local é mais do que 2 horas de Lisboa, normalmente vou um dia antes e durmo em algum local perto para estar bem fresca e cheia de energia no vosso dia!!

9. Quantas horas costuma ficar a fotografar no dia do casamento?

- Inicialmente o trabalho inclui entre 12 a 13 horas de cobertura fotográfica, desde a preparação dos noivos até à festa. A minha experiência de vários anos a fotografar casamentos, fez-me entender que esta é uma média suficiente para contar a história do casamento com inicio, meio e fim.No inicio, houve casamentos que fiquei 9 horas, outros casamentos que ficava 16 horas, isso fez-me refletir e decidir que 12 horas é um tempo suficiente. É tudo uma questão de organização. No entanto, há sempre a possibilidade de adquirir horas extra caso necessário.

10. Quanto tempo a Mariana demora a entregar as fotografias e em relação ao álbum, podemos decidir depois?

- Podem adquirir sempre albuns depois da entrega das fotografias e assim podem escolher as que mais gostam, não têm que decidir na altura do contrato. Trabalho com um tamanho 30x25 em linho, são albuns de grande qualidade realizados numa das melhores empresas a nivel internacional. Posso dizer que é um album para a vida. 

Quanto à entrega das fotografias, demoro 3 meses após o dia do casamento a entregar o resultado final. Este tempo é para fazer backups, selecção das melhores imagens, rever imagem a imagem, abrir em pós-produção cada imagem escolhida e editar consoante a minha linguagem. Voltar a organizar de forma a contar a história do dia. Criação da galeria e inserir todas as fotografias. Ir até à gráfica e tratar da melhor impressão das fotografias para incluir na caixa. Preparar tudo para vos entregar e entrar em contacto com vocês para combinarmos um dia! Quando não têm possibilidade de vir até aqui ao atelier para levantarem as vossas fotografias, ou porque não conseguem ter tempo de vir até aqui ou porque são de longe, também preparo tudo e faço o envio por correio de forma a chegar tudo a vocês. 

Caso tenham mais alguma dúvida, mandem-me um email ou whatsaap e respondo logo assim que possível!

18 Nov 2019

10 perguntas que os noivos mais me fazem sobre o meu trabalho

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

album de casamento boho casamento portugal casamento 2020 casar na natureza como escolher o fotografo dúvidas de casamento duvidas sobre o casamento equipa de casamento fotógrafa de casamento em portugal ideia para casar lowepro melhores fotógrafos de casamento onde casar em portugal preparação da noiva preparação do noivo quintas de casamento em portugal sessão de casamento tendências de casamento tudo sobre fotógrafos de casamento

Quem viu também gostou de

29 de Jun de 2020

Importância da reunião antes do Casamento

23 de Out de 2019

Entrada dos noivos : A história do Tio do Casamento

07 de Jul de 2020

20 Melhores locais para casar na natureza