Imagem capa - O extraordinário momento da entrada dos noivos: A história do Tio do Casamento por Mariana Castanheira
Histórias enquanto Fotógrafa

O extraordinário momento da entrada dos noivos: A história do Tio do Casamento

Há fotografias que não parecem ser nada de especial até sabermos a sua história.


Esta fotografia conta a história dos noivos a entrar na sala para o jantar, todos os convidados tipicamente ansiosos pela entrada dos noivos, a música começa a ficar cada vez mais alta e todo ritmo a aumentar cada vez mais. Toda a gente não consegue tirar os olhos dos noivos. Batem tantas palmas que até parece doer as mãos, sabem a sensação?



Enquanto fotografava, percebi logo como todos estavam empolgados por eles, a forma como cantavam, como batiam palmas e principalmente a forma como olhavam para os noivos. Esta emoção toda, deixa-me ainda mais entusiasmada enquanto fotografo e só apetece disparar e disparar. Dá-me aqui um frio na barriga que parece que entro em adrenalina. Entre muitas fotografias da entrada dos noivos, esta é uma das minhas preferidas. Sabem porquê?



Na verdade toda esta história que vos conto, tem escondido uma das coisas que a fotografia tem de tão extraordinário. É poder transmitir mais do que uma imagem. Ou seja, esta fotografia não é só mais uma fotografia da entrada dos noivos na sala. Esta fotografia mostra o sentimento do Tio. O Tio que está ali, que é cego e não os consegue ver mas consegue senti-los. Imaginá-los. Com todos aqueles sons, das palmas, dos gritos, da música. A fotografia guarda não só momentos do dia mas histórias da vida dos noivos e de quem lhes é querido. Este Tio é um optimo pianista e deu um concerto incrivel após o Jantar. 


É muito mais do que o que vemos. 


O que registo não é só o que está a acontecer, mas são também sentimentos e histórias que ficam. Ter sempre atenção a pequenos pormenores que sei que são importantes para os noivos.