Sobre Mariana Castanheira | Fotógrafa de Casamento

Sobre mim

Mariana Castanheira

Procuro fotografar a realidade de forma criativa

O meu nome é Mariana e para mim, fotografar um casamento é desafiante e muito gratificante. Os bons momentos passam tão rápido e não há segundas oportunidades e isso é o que mais me entusiasma e fascina ao fotografar um Casamento. Tenho um atelier em Oeiras e desloco-me para fotografar de Norte a Sul de Portugal, inclusive fora. Estou sempre muito atenta e à procura de pequenos instantes, de momentos fortes que desaparecem no segundo aseguir. O meu trabalho baseia-se essencialmente em procurar captar momentos espontâneos e ir fotografando o que está a acontecer procurando a melhor luz.


Gosto de criar fotografias intensas daquelas que vocês possam voltar atrás no tempo, voltar a momentos que aconteceram só uma única vez e que ficam registados para sempre. É um trabalho que me deixa mesmo agradecida por vivenciar histórias de vida todas únicas conseguindo proporcionar muitas vezes também uma experiência a quem fotografo.


E depois acompanhar a família é algo de que gosto mesmo muito, parece que quase faço um bocadinho parte daquela família. Muitas vezes começa no registo da despedida de solteira, depois a sessão de noivado, depois o casamento, depois a sessão de grávida, depois a sessão de família, depois o Batismo, depois o primeiro aniversário do bebé etc... O casamento é a base disto, é a base da nova construção de uma nova vida em que cada um tem a sua história que gosto sempre de conhecer para depois a conseguir fotografar da melhor maneira.


Para mim é importante que se identifiquem com a forma como trabalho e que principalmente sejam vocês mesmos. Faço questão de vos deixar à vontade, de forma a que o meu registo seja o mais natural e espontâneo.


IADE -Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual 2012

Professora de Fotografia em WS para entusiastas da Fotografia