Imagem capa - Como escolher o fotógrafo de casamento por Mariana Castanheira
Dicas sobre Casamentos

Como escolher o fotógrafo de casamento

Para escolherem o fotógrafo de casamento primeiro de tudo têm que gostar do tipo de fotografia que o fotógrafo apresenta. Têm que se perguntar se vocês se imaginam naquelas fotografias e se têm ligação com as imagens. 


No caso do meu trabalho, este reflete a espontaneidade dos momentos em tons mais quentes procurando tons mais suaves sem grandes contrastes. Além disso procuro sempre novas perspectivas diferentes do que está a acontecer tanto na preparação da noiva como na cerimónia do casamento, cocktail e festa do casamento. Evitando as imagens escuras e também aquelas demasiado claras. 

Se encontrarem um fotógrafo que transmita o que vocês querem ter como registo no vosso dia, não pensem duas vezes e contactem-no logo para mais informações.




3 pontos que os noivos se devem focar quando estão à procura de fotógrafo de casamento:


1. Ligação com o trabalho do fotógrafo

Há fotógrafos com estilos muito diferentes por isso se tiverem o tipo de fotografia bem definido do que gostam, isso já é um grande passo. 


Peçam ao fotógrafo de casamento com quem se identificaram para ver um casamento inteiro, assim ficam com uma ideia do trabalho no geral do inicio ao fim. Ás vezes podem gostar muito de uma fotografia mas no geral não se identificarem daí ser importante verem uma galeria de um casamento. 


OU


Muito acontece uma amiga ter tido aquele fotógrafo de casamento e vocês optarem por esse porque a amiga também escolheu. Vejam primeiro vocês se têm ligação com o trabalho desse fotógrafo.



2. Budget para fotografia de casamento

Os preços de fotógrafos profissionais de casamento variam entre 1000 euros e 5000 euros. Os valores dos fotógrafos variam consoante o que inclui e também pela experiência do profissional de casamento. 

O que sugiro é estabelecerem um budget para este fornecedor e procurarem dentro do vosso gosto. Não vale a pena contactarem um fotógrafo se à partida as fotografias não são totalmente o que gostavam de ter. 


Por vezes o vosso budget pode não ser tão alto para este fornecedor mas se gostarem muito de um certo fotógrafo, invistam na fotografia de casamento que vai ficar para sempre, cedendo noutros fornecedores. 


Ás vezes é preciso dispensar ou reduzir num fornecedor para poderem investir num que para vocês tem mais valor.



3. Reunião

A reunião com o fotógrafo de casamento é fundamental. Seja presencial ou via skype. Podem-se identificar com o trabalho mas se não tiverem empatia com ele, esqueçam! É uma pessoa que estará presente num dia demasiado importante para não se sentirem à vontade. 

O fotógrafo do vosso casamento não só vai estar presente no dia, como vai acompanhar de perto todos os momentos.

Tem que ser algúem que vos deixe confortáveis e descansados que tudo correrá bem.  Afinal é alguém que irá presenciar momentos muito íntimos juntamente com as pessoas mais importantes da vossa vida. 


É importante que se identifiquem com o trabalho mas também com a pessoa que está por detrás dele.



Gostam de fotografias de casamento boho chic? Um fotógrafo que tem no seu portfolio fotografias de casamento na natureza, sessões de noivado na praia ou na floresta, fotografias com tons mais quentes, casamento com fotografias espontâneas, fotografias com perspectivas totalmente inesperadas, momentos que aconteceram que os noivos nem se aperceberam, momentos únicos captados de uma forma que vos faz sentir lá naquele momento outra vez. 



Estas são algumas perguntas que vocês se devem questionar antes de escolher o fotógrafo de casamento.

Se tiverem alguma dúvida, estejam à vontade para me contactar e ajudarei no que for preciso.