15/12/2022 às 12:57 Dicas sobre Casamentos

Cerimónia simbólica - 5 razões para fazer uma cerimónia diferente

457
3min de leitura


Neste post vais ficar a saber o que é

uma cerimónia simbólica,

como funciona e o porquê de ser a

melhor escolha para

o TÃO esperado dia. 


A convidada desta semana é a Filipa Martinho, Fundadora e Celebrante de Casamento do projeto “Celebrar o Amor”.

Para sabermos um pouco mais acerca deste conceito de casamento diferente do tradicional, centrado numa celebração simbólica, fiz uma entrevista à Filipa baseada em 5 perguntas sobre cerimónia de casamento.


1- Primeiro de tudo, acho que é importante sabermos: Que tipo de casamentos o “Celebrar o Amor” realiza?

Celebrante de casamento: As nossas cerimónias de casamento são para quem acredita no Amor. Esta é a base de tudo o que fazemos e, por isso, não importa a crença ou cultura de cada um, o mais importante é mesmo Celebrar o Amor. Todos nós precisamos de rituais de passagem, o casamento é um deles, as nossas cerimónias de casamento - que são cheias de simbologia - celebram esta nova etapa de forma singular, para que o momento de dizer "sim" seja único e inesquecível. Celebramos a vida na sua forma mais pura - no Amor.

 

2- Qual é a diferença entre um casamento civil e uma cerimónia simbólica?

Celebrante de Casamento: Um casamento civil só pode ser realizado por um conservador. É a única forma de haver um vínculo legal aos olhos da lei portuguesa. As cerimónias simbólicas, realizadas por celebrantes, são um reflexo da personalidade dos noivos. São cerimónias cheias de significado que trazem magia e um toque de elegância ao momento, para que esta celebração perdure no tempo e na memória dos noivos e dos que lhe são mais queridos.


3- O que é que os noivos precisam de fazer numa cerimónia simbólica?

Celebrante de Casamento: Quando os noivos chegam ao altar, costumo dizer sempre: a partir daqui é comigo, relaxem, desfrutem do momento! A verdade é que a cerimónia é o início da celebração de uma vida juntos, marca um momento de passagem do antes e depois do "sim" e acaba por marcar o tom do resto da festa - é uma responsabilidade enorme que assumo com grande amor e gratidão e, neste sentido, os noivos não precisam de fazer nada a não ser estar presentes a desfrutar daqueles momentos com os que mais amam.

O que é tão delicioso nestas cerimónias é que elas são completamente personalizadas, por isso pode haver noivos que querem fazer votos, noivos que não querem (apesar de ser mais raro), noivos que querem acrescentar mais ou menos à sua celebração, o importante é mesmo honrar a vontade deles para que aquele momento seja sempre recordado com carinho.

 

4- O que torna uma cerimónia simbólica do “Celebrar o Amor” tão única?

Celebrante de Casamento: O amor que colocamos em tudo o que fazemos. Celebrar o Amor é, para mim, sinónimo de responsabilidade, de disponibilidade, de partilha e de gratidão. Sou sempre muito grata a todos os noivos por nos permitirem fazer parte de um momento tão importante na sua história. Se pensarmos bem, é um momento que não se volta a repetir, então toda essa responsabilidade está presente. Cada casal é diferente e trazem momentos e histórias diferentes - não há nenhuma mais especial que outra, são todas lindas e deixam-me sempre derretida, acreditando ainda mais no amor. Cada momento e cada cerimónia requer a minha total atenção e dedicação, porque o mais importante é celebrar este momento tão lindo na vida de duas pessoas e o facto de me terem escolhido para o fazer não tem comparação.

5- Existe alguma legalização no casamento ou trata-se apenas de uma celebração simbólica?

Celebrante de Casamento: É apenas uma cerimónia simbólica - mas acredito que nunca seja "apenas" isso. Há casais que escolhem fazer da sua celebração um momento simbólico e que não procuram a cerimónia civil. Apesar de um casamento simbólico não ter esse vínculo legal, como falamos há bocado, não deixa de ser uma cerimónia que significa muito para os noivos, mesmo quando eles pensam que não vão ficar nervosos "porque já estão casados no papel". É um momento de passagem, um ritual, um símbolo do começo da aventura mais maravilhosa das suas vidas. Um marco do "felizes para sempre" que eles estão a declarar para eles próprios e em frente dos seus amigos e familiares, então este momento é sempre - energeticamente - muito carregado de responsabilidade e emoção pelo passo que estão a dar juntos. 


Clica aqui para ver um exemplo de Cerimónia Simbólica

15 Dez 2022

Cerimónia simbólica - 5 razões para fazer uma cerimónia diferente

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também gostou de

07 de Jul de 2020

20 Melhores locais para casar na natureza

07 de Jun de 2019

5 dos melhores locais para casar em Portugal

13 de Jan de 2022

LOCAIS PARA CASAMENTOS PEQUENOS